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11 de Agosto de 2022

9 tendências que vão moldar seu escritório de advocacia em 2021

Mayara Martins, UX Designer
Publicado por Mayara Martins
há 2 anos

1. Google’s Ecosystem

Não é nenhuma novidade que o Google quer manter os usuários em sua plataforma, isso porque seus dados sugerem que ele cria uma melhor experiência do usuário.

Ao observar como uma página de resultados de pesquisa evoluiu, essa tendência é clara. E parece que não vai desaparecer tão cedo.

A introdução de Local Services Ads - LSAs (aquele resultado que aparece quando um usuário pesquisa “advogado perto de mim”) é um sinal claro de que o Google deseja manter os usuários em seu ecossistema e entregar o que eles buscam.

O que isso significa para os escritórios de advocacia que desejam ser mais visíveis nas pesquisas?

Gaste tempo e recursos investindo nos produtos do Google, como o Google Meu Negócio e o Google Local Service Ads.

Certifique-se de que as descrições dos serviços que você oferece estejam completas, use o Google Posts e, o mais importante, obtenha avaliações de alta qualidade.

2.Branding e Posicionamento

O mundo do marketing jurídico está um pouco atrasado no que diz respeito a branding e posicionamento.

Por um bom tempo, apenas “estar visível” era tudo que um advogado precisava. Isso está mudando lentamente conforme os consumidores se tornam mais conscientes de suas opções e os escritórios de advocacia “concorrentes” investem em sua marca.

Simplificando, uma marca forte gera uma preferência por você em relação ao seu “concorrente”.

Conforme os mercados se tornam mais competitivos, os consumidores irão decidir com quem vão entrar em contato com base nas “diferenças complementares” entre os escritórios de advocacia - estilo do site, fotografias, tom de voz, etc.

O que isso significa para os escritórios de advocacia?

Esteja ciente de como você é visto no mercado. Se precisar, forme um pequeno grupo e pergunte às pessoas como elas veem seu escritório.

Você é percebido como gostaria de ser? Se não, provavelmente é hora de uma mudança.

3.Conteúdo centrado no usuário

Escreva para pessoas, não para mecanismos de pesquisa ou algoritmos.

O Google investiu significativamente no processamento de linguagem natural e parte dessa tecnologia foi implantada na Atualização Bert de 2019.

Embora tenha sido lançado em 2019, a tecnologia continuará avançando e o Google melhorando sua capacidade de entender o conteúdo da web e a intenção de consulta de pesquisa.

Os sites que fornecem informações de qualidade, úteis e robustas provavelmente terão maior visibilidade nos resultados de pesquisa devido a essa tecnologia.

O que isso significa para escritórios de advocacia?

Os advogados precisarão estar em sintonia com os tipos de conteúdo que seu público está procurando e devem produzir esse conteúdo de maneira atraente.

4. Mobile

Isso realmente não deveria ser classificado como uma tendência de design de sites para 2021, pois a necessidade de projetar seu site de advocacia para dispositivos móveis não é nova. No entanto, ainda é necessário destacar esse ponto.

O que isso significa para escritórios de advocacia?

Significa começar a projetar seu site para ser otimizado para telas de smartphones, em vez de projetar para desktop e esperar que pareça bom no celular.

Isso requer uma abordagem cuidadosa de como apresentar seu conteúdo, se e como usar vídeos e como criar frases de destaque para garantir que sejam predominantes, mas não desproporcionais em uma tela pequena.

Mas os elementos visuais são apenas metade da batalha.

As pessoas esperam que os sites carreguem rapidamente, e a velocidade de carregamento de sua página afetará as classificações de SEO de seu site.

Mesmo os escritórios de advocacia que acertam o design visual de seu site frequentemente deixam de considerar esses elementos técnicos.

5. Inteligência Artificial

Embora pareça complexo, a I.A está frequentemente presente em nossa vida cotidiana. O algoritmo do Google, por exemplo, usa machine learning para entender melhor as consultas e fornecer resultados de pesquisa e a Uber e Lyft usam I.A. para determinar preços e minimizar desvios.

A Inteligência Artificial e o machine learning também estão transformando a maneira como os escritórios de advocacia operam, e é esperado que isso continue.

Está sendo usada para automatizar tarefas como preencher formulários, encontrar termos em documentos, pesquisas jurídicas e enviar documentos. Os chatbots da I.A. também estão sendo usados ​​em sites de escritórios de advocacia para ajudar a automatizar o processo de recebimento de clientes ou responder a perguntas básicas.

O que isso significa para os escritórios de advocacia?

A Inteligência Artificial deve ser usada para criar eficiências e automatizar tarefas recorrentes e demoradas para que as pessoas em escritórios de advocacia possam concentrar seu tempo e energia em um trabalho mais significativo.

6. Legal Tech

Todo advogado deve ter notado que a indústria de tecnologia jurídica está crescendo.

Em 2019, os investimentos em tecnologia legal alcançaram US$ 1,2 bilhão pela primeira vez.

Os escritórios de advocacia sempre foram conhecidos por estarem um pouco atrasados ​​no que diz respeito à adoção de tecnologia. Mas, à medida que a tecnologia jurídica continua a encontrar soluções inovadoras para ajudar os escritórios de advocacia a criar eficiência, aqueles que encontrarem a maneira certa de incorporar a tecnologia às suas operações terão uma vantagem significativa.

O que isso significa para os escritórios de advocacia?

Significa que seu escritório de advocacia deve estabelecer processos sobre como lidar com o mundo da tecnologia jurídica em rápida mudança

Como você irá avaliar a nova tecnologia? Quais áreas do seu escritório podem ser beneficiadas? Também forçará os escritórios de advocacia a enfrentar algumas decisões difíceis sobre como equilibrar os recursos humanos com os investimentos em tecnologia jurídica.

7. Mídias sociais

Não é surpresa que o setor jurídico tenha demorado muito para adotar as mídias sociais. O marketing de mídia social requer tempo e recursos, e pode ser difícil para os escritórios de advocacia justificar esse investimento.

Você deve analisar: o marketing de mídia social está realmente ajudando a impulsionar seu escritório de advocacia? Se não, qual é o benefício real de estabelecer uma presença na mídia social? Que tipo de conteúdo um escritório de advocacia produziria mesmo assim?

Se você ainda não fez isso, é importante que seu escritório de advocacia estabeleça um ponto de vista e uma estratégia por trás das mídias sociais.

Em uma pesquisa recente entre advogados, 70% dos entrevistados disseram que a mídia social é parte da estratégia de marketing de seu escritório de advocacia, embora seus objetivos parecem centrar-se mais no reconhecimento da marca e no envolvimento, em vez de impulsionar novos negócios.

Lembre-se de que a mídia social envolve mais do que apenas o Facebook. O YouTube, Twitter e Instagram também são plataformas comuns usadas por escritórios de advocacia.

Pode ser benéfico para seu escritório de advocacia se concentrar mais em certas plataformas do que outras, dependendo de seus objetivos. Por exemplo, o JusBrasil e o LinkedIn podem ser uma ótima ferramenta para advogados estabelecerem liderança inovadora e criarem relacionamentos de referência com outros advogados.

Mesmo que os recursos sejam ainda escassos no seu escritório de advocacia, há maneiras de testar o marketing de mídia social com um compromisso de tempo limitado. Existem profissionais que podem ajudá-lo a montar um calendário editorial e entender se a publicidade paga em mídia social é uma opção viável para seu escritório de advocacia - embora em algumas seccionais seja proibido o impulsionamento.

Você também pode usar plataformas como Facebook, LinkedIn e Jusbrasil para compartilhar o trabalho que já está fazendo, como postar em seu blog jurídico.

8. Marketing de Influenciadores

Admito que o marketing de influenciadores geralmente não está no topo da lista de táticas que os escritórios de advocacia devem priorizar, mas isso pode mudar.

À medida que a mídia social cresceu, as empresas começaram a alavancar o marketing de influenciadores fazendo parceria com os “digital influencers” com muitos seguidores para ajudar a promover seus produtos ou serviços.

Esses influenciadores com milhares, ou às vezes milhões, de seguidores são conhecidos como “macro influenciadores” devido ao seu alcance extremamente grande.

No entanto, o marketing de influenciadores está mudando. As marcas começaram a perceber que os “microinfluenciadores” e “nanoinfluenciadores” - personalidades da mídia social com menos seguidores, costumam ser mais adequados. Eles podem não ter um alcance tão grande, mas seus seguidores tendem a ser mais leais e mais engajados.

Essa tendência tem sido especialmente útil para empresas locais, pois elas podem encontrar influenciadores locais para ajudar a construir sua marca.

Existem muitas maneiras criativas para os escritórios de advocacia alavancarem com marketing de influenciadores.

Por exemplo, um advogado ou escritório de advocacia pode fazer parceria com um influenciador (que esteja engajado no assunto) para criar uma série de conteúdos sobre dicas de registro de marca e direitos autorais.

O marketing de influência pode ser um ótimo complemento para escritórios de advocacia que estão trabalhando para aumentar seu alcance de marketing de conteúdo e mídia social.

9. Conteúdo em vídeo

O marketing de conteúdo tem sido uma das maneiras mais eficazes para as empresas, especialmente escritórios de advocacia, aumentar sua presença online.

No entanto, marketing de conteúdo não significa apenas postagens de blog ou conteúdo escrito em seu site, apesar destes serem praticamente fundamentais.

O vídeo online continuará a se tornar um meio cada vez mais importante para o uso dos escritórios de advocacia. Em uma pesquisa realizada em 2020, 87% dos profissionais de marketing de vídeo afirmam que o vídeo aumentou o tráfego em seu site e 96% das pessoas assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço.

O vídeo é uma ótima maneira para clientes em potencial interagirem com você. Quer seja um vídeo explicativo ou de perguntas e respostas, é uma chance de mostrar sua experiência de uma forma mais envolvente.

Isso pode gerar confiança e faz com que os visitantes do seu site sintam que estão conhecendo seu escritório de advocacia de uma maneira que o conteúdo escrito raramente consegue.

Conclusão

Em 2021, você pode reservar um tempinho para avaliar seu mix de marketing de conteúdo e determinar a melhor maneira de incorporar mais conteúdo de vídeo e todas essas tendências que citei neste artigo.

2021, certamente já começou recheado de oportunidades, e os advogados que desejam expandir seus negócios precisam abraçar a mudança que o setor jurídico e todo o mundo está experimentando.

A chave é continuar aprendendo e não ter medo de testar e tentar coisas novas no seu escritório de advocacia.


publicado originalmente em: mayara-martins.com

site para advogados



Oi, meu nome é Mayara Martins

Dou vida a marca pessoal e sites de advogados.

Usando um design simples, refinado e atemporal. Ajudo a elevar a presença online de advogados & advogadas, e alcançar sua essência por meio de uma estética online distinta. Combino isso com a artigos educativos no mundo do marketing, tecnologia e do design – com o conhecimento vem a capacitação e o negócio com o qual meus clientes sonham.

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4 Comentários

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Parabéns pelo brilhante artigo. continuar lendo

Muito Obrigada, Heth Bismarck! ;) continuar lendo

Excelente texto e com dicas muito boas.
Que venha 2021 e com ele mais e mais influência das mídias digitais.

Sucesso e tudo de bom! continuar lendo

Muito Obrigada, Suely!

2021 chegou cheio de oportunidades!

Muito sucesso para nós! 😉 continuar lendo